segunda-feira, 29 de abril de 2013

Exercício sobre Maneirismo e Barroco


MARQUE UMA ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA NAS QUESTÕES A SEGUIR:

Questão 1 No século XVI a Igreja Católica passa por um período de decadência, pois surgem movimentos como o Humanismo e  a Reforma. Como retomada de sua posição perante a sociedade a igreja reagiu com a Contra  Reforma e passou a decorar seus templos com  suntuosidade tal que encantasse os pagãos seja  pela magnitude de suas igrejas, seja por suas  obras de arte. Daí, contratando artistas, arquitetos e escultores produziram um dos maiores acervos culturais do mundo dos quais o  Vaticano é seu exemplo mais conhecido. Surge então o Barroco, nome originado de um termo  usado para designar uma pérola mal formada.
Quanto à arte do período Barroco assinale a alternativa CORRETA:



a) Na pintura utilizava de uma técnica conhecida como “chiare escure” ou claro e escuro.

b) A expressão dramática e os gestos amplos não são marcas da escultura barroca.

c) O dourado é banido da escultura como uma forma de entrega dos bens materiais.

d) É na arquitetura barroca que surgem as abóbadas.





Questão 2 - Maneirismo é o nome empregado para designar as manifestações artísticas desde 1520, momento quando se inicia a crise do renascimento, até o início do século XVII. Todo esse período foi marcado por uma série de mudanças na Europa, que envolveram os movimentos religiosos reformistas e a consolidação do absolutismo em diversos países. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre as artes plásticas do século XVI.





01-Michelangelo, apesar da renovação estética que denominamos de Maneirismo, permaneceu fiel aos mais estritos princípios clássicos, e as suas obras ,quando comparadas com obras de outros artistas do mesmo período, são austeras e frias.





02- Os artistas do Maneirismo procuram alcançar o efeito que já apontam para a arte moderna, como o alongamento das figuras humanas e os pontos de vista inusitados.





03-Nesse período, até mesmo Leonardo da Vinci, um pintor cujas obras são equilibradas e harmoniosas, buscou um ideal estético próximo ao bizarro.





04- Uma evidente tendência para a estilização exagerada e um capricho nos detalhes começa a ser sua marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.





05-Nesse período, a chamada “perspectiva científica” deixou de ser utilizada, uma vez que, para atingir os seus propósitos, os pintores preferiram representar a natureza ao acaso e de maneira intuitiva.





(a) 02- 04- 05       (b) 01- 03- 04       (c) 02- 03- 05      (d) 02- 03- 04       (e) 01- 03- 05





Questão 3 –  (Fuvest-SP) O Estado moderno absolutista atingiu seu maior poder de atuação no século XVII. Na arte e na economia suas expressões foram respectivamente:


  1. Rococó e liberalismo.
  2. Renascentismo e capitalismo.
  3. Barroco e mercantilismo.
  4. Maneirismo e colonialismo.
  5. Classicismo e economicismo.



Questão 4- O barroco representou um novo padrão estético para a produção artística do ocidente no século XVII, fortemente influenciado pela religiosidade. Entretanto, o barroco tinha também um conteúdo de interesse político, que o inseria em um conflito característico da Idade Moderna. Explique sucintamente qual era este conflito e como o barroco era utilizado neste contexto.

___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
  

Questão 5- O barroco surge como uma resposta no campo artístico ao protestantismo, buscando reafirmar os valores católicos, recorrendo principalmente ao uso de imagens e de santos. Entretanto, o barroco se coloca como oposição a outro movimento artístico do século XVI, baseado na racionalidade e na busca da simetria em suas produções artísticas. Qual é este movimento?


  1. Classicismo.                                                          c. Modernismo.
  2. Renascimento                                                       d- Romantismo                          



Questão 6- O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:

  1. Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
  2. A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.
  3. A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal.
  4. A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.


Questão 7-O maneirismo, como estilo estético pós-clássico surgiu quase no mesmo tempo que o Barroco, como fruto da crise intelectual das primeiras décadas do século XVI expressando o antagonismo entre as tendências espiritualistas e sensualistas da época. Porém, o maneirismo se caracterizou por ser um estilo palaciano por excelência, expressando os valores da aristocracia culta e internacionalizada, enquanto que o Barroco foi, inicialmente, a expressão mais popular e nacionalista.


(texto adaptado de: HAUSER, Amold - História Social da Arte e da Literatura, São Paulo, Martins Fontes, 1988, pp374-376)


A partir destas ideias acima expostas pode-se concluir que:



I- Os grandes artistas maneiristas como El Greco, Tintoretto e Brueguel são “afetados” e “amaneirados”


II-.O maneirismo foi por muito tempo encarado como um processo de declínio da arte Renascentista por expressar os valores da Burguesia.


III- O maneirismo seguiu um caráter internacional derivado da influência da arte italiana na Europa da época;


IV-O maneirismo expressou nas formas esguias dos corpos a tensão existente entre os elementos espirituais e físicos que caracterizavam o novo espiritualismo da época.


Dos itens acima mencionados estão corretos apenas:
A- I e II              B- I e III                  C- I e IV             D- II e III                    E- III e IV  

Questão 8-- O Barroco se caracteriza pelo movimento contínuo, curvas e contracurvas, a torsão dos corpos e o panejamento tumultuado das vestes, buscando um efeito dramático. Com base nestas características, indique a alternativa que contém apenas esculturas barrocas.

                         
I
II

III




IV
                                                          
          
          a- II, III e IV                    
          b- I, II e III               
          c- I, III e IV                
          d- II e IV             
          e- I e II
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário